Você já deve ter ouvido, em algum momento, a clássica frase do filme Alice no País das Maravilhas: “Para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve”. Assim é para qualquer objetivo que você nutre ao longo da vida. Para alcançar o sucesso, é preciso, primeiro, ter em vista o que isso significa para você e aonde você pretende chegar no que se refere à vida profissional.
Somente então é possível descobrir o caminho que deverá ser percorrido, os conhecimentos e habilidades que devem ser adquiridos e assim por diante. O risco de não estabelecer um plano é justamente perder de vista o investimento que deve ser feito em si mesmo, os desafios que poderão ser encontrados e as oportunidades que precisam ser aproveitadas para alcançar o objetivo final. Nesse caso, o sujeito se deixa levar pelo acaso, sem qualquer perspectiva estratégica acerca do próprio futuro.
Quem pode fazer um plano de carreira?
Ao contrário do que muitos pensam, qualquer um pode fazer um plano de carreira. Essa é, inclusive, uma recomendação positiva direcionada a qualquer profissional que tenha em vista alcançar melhores perspectivas de carreira, trabalho e profissão. Assim, independentemente da área de atuação, das condições atuais de emprego e dos projetos pessoais, é fundamental saber elaborar um plano de carreira.
Nesse sentido, tendo em vista as dúvidas que podem surgir ao longo do planejamento, pode ser interessante contratar um bom profissional com experiência. De qualquer modo, vale a pena verificar a possibilidade de obter esse suporte, expertise quanto nas consultorias ou mentorias.